r Preparo do Chimarrão ~ Wikipampa

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Preparo do Chimarrão


Modos de Preparo
Dicas Para Um Chimarrão Tradicional
Existem vários métodos de se preparar um bom chimarrão, mas vendo que está é uma bebida extremamente ''tradicionalista e regional'' vou tentar colocar em um passo a passo, a forma mais correta,desde o preparo ao momento de matear.
1)ERVA-MATE: Quando for comprar a erva-mate, tente optar pela erva sem açúcar (hoje em dia fica difícil de se ter certeza de que certas indústrias realmente não adicionam açúcar na erva-mate)  a erva pura, sem adição de açúcar, não ''lava'' ou azeda o chimarrão tão depressa e é mais saudável. Se você mora no interior tente conseguir erva caseira, feita de modo artesanal, é muito mais confiável de que tu terás uma erva realmente pura). Antes de olhares o vencimento da erva, procuras olhar a data de fabricação, compre sempre a que tenha sido empacotada recentemente, pois será mais fresca e de tom mais esverdeado.
2)CUIA-A cuias mais tradicionais, são feitas de porongo e não de madeira, mas hoje existe uma gama de jeitos e estilos de cuia. Quando comprar uma cuia, antes se preocupar como é por fora, se preocupe com o seu tamanho por dentro, quanto mais larga o bocal da cuia, e o buraco,mas consumiras erva no preparo. Lave logo a cuia depois que terminar de usar, a erva depois de um tempo, acaba azedando, podendo comprometer seus próximos preparos. Tire toda erva com uma colher e lave-a somente com água, nada de detergente, ou outros produtos de limpeza.
3)BOMBA: O material e o estilo das bombas irão do teu gosto e ''bolso'' também, tem as de Inox que não é tão fácil de enferrujar, a de Alumínio que é a mais simples, as desmontáveis, que tu poderás abrir e limpar, bombas ornadas a ouro e prata, enfim, varia do teu gosto.  O bom mesmo, é uma bomba que não enferruje facilmente e que possa ser desmontada para limpar de vez ou outra, isso é o que importa. Evite lavar com detergente ou produtos de limpeza, para não comprometer o gosto do mate depois.
4)CHALEIRA: Tu podes esquentar a água na chaleira de convencional ou na elétrica (hoje em dia existem chaleira que mostram a temperatura) fica a teu critério. Eu prefiro a normal.
5)Chás: Podes acrescentar chás específicos para o acompanhamento do chimarrão. A camomila, o guaco, a hortelã, o boldo, entre outros são ervas muito boas pra se tomar junto com a erva-mate.

Preparo
1)Esquente uma chaleira de água e deixe no fogo até chiar, a temperatura ideal pra um mate ''bueno" é de 70º a 80º.
2)Coloque 2/4 (ou até a metade da cuia) de erva-mate na cuia.Coloque um das mãos no bocal da cuia tapando o buraco, vire a cuia de lado quase de cabeça pra baixo, fazendo com que a erva fique toda inclinada de um lado da cuia, criando um volume de erva em cima, o tal do "barranquinho".Tu podes usar um pratinho ou uma tampa se não conseguir com a mão, e usar a própria bomba pra ajeitar a erva..
3)Coloque um pouco de água morna e deixe a erva ''inchar''.Depois de 1 minuto, coloque a bomba, tapando com o teu dedão, a biqueira.
4)Pronto, bom chimarrão!
(Obs.: OLHA AS IMAGENS ABAIXO CASO FICARAM DÚVIDAS DO PREPARO.)
Ritual do Chimarrão
1-É de costume gaúcho, tomar o chimarrão sempre até dar o ronco na cuia. 
2-Quando estiver em uma roda de chimarrão, nunca agradeça, isso quer dizer que tu não quer mais tomar. 
3-Evita recusar um chimarrão, a não ser, que por extrema questão de higiene tu não te sintas a vontade de compartilhar da bebida com a pessoa em questão. 
4-Tome tranquilamente, o chimarrão é uma bebida apreciativa.
5-Evita deixar saliva no bico da bomba.
Não tem mistério, o chimarrão vem da cultura guarani, como eles, em sinal de paz, o gaúcho aprecia e conserva esta tradição a gerações, se ainda não provaste, vale a pena experimentar um bom mate cevado.
Comente ai em baixo se tu achaste bueno vivente!

0 comentários:

Postar um comentário

ÚLTIMAS PAMPAGENS:

>