r Quatro Mandamentos do Gaúcho ~ Wikipampa

domingo, 7 de junho de 2015

Quatro Mandamentos do Gaúcho

Chega o 20 de setembro, onde todos se lebram, daquela figura tradicional do nosso estado, o gaúcho (o homem) e a prenda (a mulher).

Mas, será mesmo, que montar em um cavalo, usar um lenço, uma bota e ouvir música gaúcha (geralmente, tocada em um rádio), comer churrasco e tomar chimarrão, nos torna, gaúchos e gaúchas, segundo a tradição?
Mas o que é ser gaúcho?
Se tu achas que é gaúcho por que assa uma carne no domingo, ouvindo Os Serranos, no conforto de tua casa ou apartamento, onde tudo é moderno e acessível, e nem sabe cantar o hino rio-grandense, ou, não sabe nada sobre a lida de campo, cavalo, indumentária, música, história e dança, e outras coisas, está longe de ser chamado, do que conheço, por ser GAÚCHO.

Veja abaixo, as características de um gaúcho de verdade, segundo as tradições, o que ele deve saber para ser intitulado de GAÚCHO(A):

01-SABER SOBRE A HISTÓRIA DE SEU ESTADO, A ORIGEM DE SEU POVO E CUSTUMES:
Isso envolve todos os pontos abaixo pois se tu souberes de onde surgiu o termo gaúcho, tu já entenderá o porque de muita coisa, da indumentária, do contato com o campo,do apreço por cavalos, da culinária e da música.
Um princíprio pouco falado no contexto gaúcho, é a contribuição indígina, pois sem ela, não existiria o gaúcho de hoje.
O próprio chimarrão, se deu graças ao índios guaranis que já estavam nos pampas antes do homem branco. Palavras como: guri, xiru, chirua, e outras, são derivados do dialeto guarani.
LEIA MAIS:
Não tem como saber tudo sobre a cultura gaúcha, do nada.
Pesquise, busque na internet por livros, vá em bibliotecas, ou visite pessoas, de preferência, pessoas de idade mais avançada, que preservam cultivam a tradição gaúcha.



02-ESTAR LIGADO A LIDA DE CAMPO 

O gaúcho, por natureza, tem sua cultura diretamente ligada ao campo, a pecuária e a agricultura, é a fonte de vida do gaúcho, é dai que vem sua renda, e por isso que ele ama tanto o que faz,
e sente orgulho e amor, de viver em meio ao campo.
Saber plantar, colher e conhecer a mata, e o verde do pampa, é outro ponto que se encaixa aqui.
Entre o animais que mais auxiliam o gaúcho, está o cavalo, que o ajuda na lida no campo, na criação de outros animais peculiares aqui no sul, o boi e a ovelha.
O cavalo, é o animal mais ligado ao gaúcho, tanto, que o gaúcho o tem como próprio amigo, assim como o cachorro.
Saber doma-lo, encilhar, e o ter como parceiro, é fundamente para o homem no pampa.

03- INDUMENTÁRIA: VESTIR E CONHECER A ORIGEM
O gaúcho, deve ter sua vestimenta como seu bem material mais precioso, por isso, ela não pode ser de qualquer pano, ou de segunda mão, ou apenas usar por usar. Conhecer sua origem é fundamntal.
Hoje em dia, as pessoas que vivem no meio urbano, devido seu estilo de vida, mas apreciam a cultura gaúcha, acabam comprando um e outro adereço, as vezes somente o básico, não acho errado, mas creio que o quanto mais detalho, estiver seu traje, ou mais único for, mais mostrara sua personalidade, como gaúcho, pois ninguém é igual, nem uma região é a mesma.
Não existem um padrão de cores, tamanhos ou quantidade de ornamentos que um gaúcho deve ter.
Acho eu, pessoalmente falando, errado, que os CTGs, nos dias de hoje, mantenham um modelo padrão, para a pilcha do gaúcho e da prenda, pois antigamente, existiam muitos tipos de gaúcho, o da fronteira, o da serra, o vaquiano, e tropeiro, o que leva-va a cada um a se vestir diferente, segundo sua necessidade.
Mesmo que seja tradição, a vestimenta gaúcha,
nos dias de hoje, mudou, mesmo que pouco, algumas coisas, está mais discreta, mas ainda a alguns que mantém, os ricos detalhes, de maneira mais completa, o que envolve a indumentária gaúcha, desde sua vestimenta, até seus acessórios, ligados a mesma, como a adaga, e o chiripá.

04-MÚSICA E DANÇA
A dança e a música, é um dos prazeres do gaúcho.
Por natura é um povo alegre, guapo (habilidoso), tanto na música, como na dança.
A colonização, tanto espanhola e portuguesa, como alemã e italiana, nos deu de presente, uma mistura muito bonita que gerou diversos tipos de danças.
As tipicamente gaúchas, tem influência açoriana e espanhola.
O respeito, anda ao lado da graciosidade, nas danças gaúchas.
A gaita é um dos instrumentos, que o gaúcho mais utiliza na hora de dançar, junto do violão, com acordes bem campeiros e eles, embalam as festas.
É através da música, da trova e declamações, que o gaúcho expressa sua poesia e seus sentimentos, ou simplesmente se diverte.
Antigamente a dança estava ligada muito a conquista da prenda, era a forma de cortejo que se tinha, por isso era tão importante que um gaúcho jovem e uma prenda moça,
soubesse dançar.




0 comentários:

Postar um comentário

ÚLTIMAS PAMPAGENS:

>